Lança Fora a Escrava e seu Filho

Em Gálatas 4: 21-31 lemos: "Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido. Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre."

O significado do termo " Lei" é muito mais abrangente do que julgamos. Não se trata apenas dos Dez Mandamentos ou da Lei Civil e/ou Lei Cerimonial. Abrange mais que o Pentateuco. Paulo está nos ensinando que o termo "Lei" se refere a um modus vivendi , ou seja, a todo o estilo de vida Vétero-Testamentário, haja vista o Apóstolo afirmar que "está escrito na Lei que Abraão teve dois filhos", fato este descrito em Gênesis e ocorrido cerca de quatrocentos anos antes da "Lei" ser outorgada por Deus no Monte Sinai.

Passemos a analisar a interpretação alegórica do Apóstolo Paulo.

Agar foi a escrava Egípcia de quem Abraão gerou Ismael, do qual é dito ser o Pai dos Árabes, sendo Sara, a esposa de Abraão, de quem este gerou Isaque, do qual é dito ser o Pai dos Judeus carnais. Ora, tais afirmações são literais, porém Paulo dá outra significação para Ismael e Isaque, cujo resultado é um total antagonismo em relação à interpretação literal das Escrituras, pois Ismael, o Filho de Agar, é interpretado por Paulo como sendo o Pai dos Judeus carnais. " Esta Agar é o Monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com seus filhos", sendo óbvio que os filhos aqui são os Judeus carnais, pois Paulo está falando da Jerusalém atual. Portanto, totalmente distintas são as interpretações literal e alegórica. A esta Paulo dá total autoridade, tanto que faz parte do cânon do Novo Testamento, enquanto àquela, ou seja, a interpretação literal é desautorizada. Ademais, Agar simboliza o Velho Pacto, o Velho Testamento, o qual produz filhos para servidão, bem como simboliza a Jerusalém Terrestre que é escrava, não só de Roma, à época, mas também, e principalmente, do pecado, " mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é NOSSA mãe."

O que Paulo quer dizer com isto? Ora, tendo em vista que a livre é Sara, concluímos que os descendentes de Isaque SOMOS NÓS e não os Judeus carnais. Paulo, um Cristão de origem Judia, escrevendo aos Gálatas, cuja imensa maioria era de Cristãos de origem gentia, utiliza o Pronome "NOSSA", ou seja, ao doutrinar os Cristãos da Galácia Paulo demonstra que os Filhos de Abraão por Isaque ,são somente os Judeus e Gentios que crêem em Jesus de Nazaré como o Messias. Sara simboliza a Jerusalém de cima que é livre de Roma e do Pecado, sendo a Jerusalém Celestial a "NOSSA" mãe. Em síntese, A Interpretação alegórica do Antigo testamento, tornou-se ensinamento literal no Novo Testamento. O filho de Agar no Antigo testamento foi o genitor dos Árabes, porém no Novo Testamento ele é o genitor dos Judeus carnais. O filho de Sara no Antigo Testamento foi o genitor dos Judeus carnais, porém no Novo Testamento o filho de Sara, Isaque, é o genitor dos cristãos, sejam estes de origem Judia ou gentia. Não se trata de interpretarmos o Antigo testamento alegoricamente, pois Paulo já o fez, devendo hoje o estudante da Bíblia, interpretar literalmente o ensino de Paulo, o que infelizmente não tem sido feito pela imensa maioria dos Teólogos, os quais interpretam os ensinos de Paulo alegoricamente, enquanto que o Antigo Testamento é interpretado literalmente, cuja conseqüência é uma Teologia deveras equivocada. Antes de prosseguirmos, necessário se faz explicar o versículo 28, o­nde Paulo diz: " VÓS SOIS", que leva alguns Teólogos a afirmarem que Paulo faz distinção entre Judeus e Gentios. Ora, se assim o fosse Paulo nos versículos 26,31 não diria " NOSSA" e "SOMOS". Portanto, o "vós sois", se trata apenas uma questão semântica.

Continuando a análise, vemos Paulo dizer que Ismael, gerado de Agar, perseguia Isaque, gerado de Sara. Paulo diz que " Assim é também agora", isto é, os Judeus carnais estavam perseguindo aos Cristãos. Em I Tessalonicenses 2: 14-16 lemos: " Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e NÃO AGRADAM A DEUS, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que ENCHEM SEMPRE A MEDIDA DE SEUS PECADOS; MAS A IRA CAIU SOBRE ELES AFINAL.", Portanto, os Judeus carnais perseguiam aos Cristãos, mesmo sendo estes de origem Judia, levando o Apóstolo a fazer nítida distinção entre Judeus crentes e descrentes. Os Judeus crentes, junto com os Gentios crentes formam o Israel de Deus, o qual todo ele será salvo na Vinda de Cristo, mas os Judeus incrédulos " não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, enchem sempre a medida de seus pecados, mas a ira caiu sobre eles afinal". Há traduções que em vez de "afinal", utilizam "até o fim" e há outras que fizeram a tradução para "definitivamente".

Como é diferente a Sã Doutrina, da enferma doutrina Judaizante, que erradamente ensina que o favor divino está sobre o Israel carnal, enquanto que a Bíblia diz que sobre ele caiu definitivamente a ira de Deus." Duro é este discurso, quem o poderá ouvir? "

Considerando que a escrava Agar simboliza a Lei, a Jerusalém terrestre, e seu filho Ismael, simboliza os Judeus carnais; considerando também que Sara simboliza a Graça, a Jerusalém Celestial, e seu filho Isaque simboliza os Cristãos, concluímos ser totalmente inadmissível a união da Lei com a Graça. " Lança fora a escrava COM SEU FILHO" é a sentença divina, ou seja, A Lei, a Jerusalém terrestre e os Judeus carnais foram rejeitados, " pois DE MODO ALGUM o filho da escrava, pode herdar com o filho da Livre". Os Judeus carnais de modo algum podem herdar com os cristãos. Não apenas a Lei e a Jerusalém terrestre foram revogadas, mas também os Judeus carnais foram privados da condição de povo de Deus.

O fato dos judeus terem sido rejeitados como povo escolhido de Deus, de forma alguma autoriza o anti-semitismo, pois o próprio Cristo ordenou que se pregasse o Evangelho "a toda criatura", o que é óbvio incluiu os judeus. Ademais, todo gentio que não crê em Cristo , está também rejeitado por Deus, bem como o fato de nascer num País, ou família Cristã, de forma alguma faz de uma pessoa um Cristão, pois Cristão é aquele que faz a vontade de Cristo, expressa no Novo Testamento, cujo resumo é : Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

AUTOR: MELQUISEDEC DO NASCIMENTO