Apocalipse

Caros amigos, em toda minha existência na Igreja de Cristo, tenho observado que o Cristão em alguns casos, ainda tem o receio de ler o livro do Apocalipse. Porque? Será por ser ele um livro que usa muito o simbolismo e, isto traz um pouco de dificuldade no seu entendimento, suas narrativas? Temos visto Irmãos que isolam o livro, o colocam como uma verdadeira "Ilha", costumam fazer as suas leituras de Gênesis ao Livro de Judas.

Assim, deixamos de tomar conhecimento de revelações muito importantes para nossas vidas, ou diriamos " A definição de tudo, o fim, os Planos já Revelados por Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo. E o mais importante "o que me espera!", o que posso ter de conhecimento até o fim destas revelações.
Não podemos de forma alguma continuar a ignorar este livro tão importante. A Revelção do fim, de tudo. Seria este o nosso "mêdo"? O fim? Eu diria para os Irmãos que precisamos nos enpenhar a entender as revelações escritas pelo Apostolo João, que foi maravilhosamente encontrado naquele estado de "visão", as Revelações a ele dada, para foi escritas para quem? Para cada um de nós, temos dúvidas que nosso Senhor Jesus Cristo esteve alí com o Apostolo João? Será que fica dificil acreditar neste livro "dos simbólos? Será toda a Bíblia verdadeira e só colocamos dúvidas e dificuldades em Apocalipse?
Talves a dificuldade de termos um livro de leitura um pouco mais complicada, tem nos afastado dele. Não podemos permitir tal coisa acontecer, o estudo em primeiro lugar, mesmo com dificuldade deve ser feita, apos procuramos ajuda, seja Pastoral ou em livros fidedígnos para nossa melhor compreenção, o que não podemos deixar acontecer é não "ler". Sabemos que para pessoas mais idosas e talves até para aqueles com menos estudo, este livro se torna um "monstro, no bom sentido", sabemos das questões teológicas e revelatórias, dificultam, realmente se tornam este livro mais complicado em seu pleno entendimento. Acreditamos ainda, que o auxílio da oração, muitos com testemunho, já derrubaram este "monstro", para a Graça de Deus, eu louvo por eles e que os demais siguam o mesmo caminho!
Gostaria de tecer alguns comentários sobre o Apocalipse: A chave deste livro se encontra no versículo inicial: " Revelação de Jesus Cristo". O propósito principal é revelar a pessoa do Senhor Jesus Cristo como o redentor do Mundo e conquistador do mal, e apresentar, de forma simbólica, o programa que Ele dará prosseguimento a Sua obra.
A estrutura do livro de Apocalipse se funda sobre quatro grande visões, cada uma delas principiando com a frase "no espirito", e contendo algum aspecto da pessoa de Cristo e Sua suprema capacidade, como Juiz do mundo. Cada visão aparece numa cena diferente e cada qual avança mais um passo no desenvolvimento da idéia central do livro.
O livro começa com cartas enviadas pelo Senhor a sete Igrejas existentes no período apostólico, e que servem de tipos das Igrejas de todos os tempos. N nessas cartas, Ele expressa Seus louvores e Suas críticas, concluindo com uma advertência e uma promessa.
Começando pelo quarto capítulo, o vidente é transferido para o céu, e contempla coisas que devem "acontecer depois destas coisas"( 4: 1 ). Através de uma série de julgamentos, os selos, as trombetas e as taças, a terra é castiga por causa do seu pecado, e o grande dia da ira de Deus é inaugurado. N nenhuma indicação e dada sobre a duração desse processo, embora pareça que será acelerado quando estiver se aproximando o fim.
Em vários capitulos a seguir, são fornecidas visões detalhadas sobre a consumação desta dispensação. O retorno de Cristo, gloriosamente em companhia dos exércitos do céu, o estabelecimento do Reino e sua conclusão por ocasião do julgamento final do trono branco, e a criação de um novo mundo.
A conclusão do livro consciste em uma chamada à devoção. Se Cristo retornará então a santidade e a industria são coisas obrigatórias para o Seu povo.
A oração final do livro deveria expressar o desejo íntimo de todos os crentes:

"Amém. Vem Senhor Jesus" (22:20).


Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro - Rio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.