O verdadeiro Natal

A palavra Natal significa dia do nascimento. Os povos antigos não comemoravam, nem sabiam as datas de nascimento, casamento ou falecimento, pois isso era um privilégio para os mais ricos.

Estes registros só começam aparecer de forma sistemática a partir de 1640.

Embora não exista na Bíblia nenhum relato quanto ao dia exato do nascimento de Jesus e sua celebração pelos apóstolos e pela Igreja primitiva, o Natal, a festa cristã que celebra o nascimento de Cristo, somente passa a ser comemorada a partir de 336 AD (Ano Domini - Ano do Senhor).

Acredita-se que a Igreja escolheu o dia 25 de Dezembro como forma de "cristianizar" as festas pagãs que celebrava a adoração ao deus Sol. Desde então paira sobre os cristãos um engano sobre o verdadeiro sentido desta festa chamada Natal.

Jesus disse que Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:24). Vou adorar a Deus em espírito: com o coração, com emoção, com fé, mas, também em verdade: com a mente, com sabedoria, com o conhecimento da Palavra.

A celebração do Natal não está fundamentada em "coisas" exteriores como árvore, presépio, guirlanda, presentes e ceia, isso não é Natal. O propósito não é festejar o "aniversário" de Jesus, mas a vinda de Jesus e sua obra.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (Jo 1:14a).

"Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" (1Jo 4:9).

1 Nilson Fontenelli Piedade diz que "quem não tem interesse de comemorar a Encarnação de Cristo pode estar sendo influenciado pelo espírito do Anticristo" beseando-se em I João 4:2-3.

Celebremos sim, a vinda de Jesus, o verbo que se fez carne, a esperança da salvação e nova vida. Jesus disse: "... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (Jo 10:10).

Reúna com sua família e amigos, ouçam músicas de adoração ao nome de Jesus, abrace a quem você ama, peça perdão, perdoe, sorria, cante, dance, transborde de alegria... Jesus ama você!

Faça um café da manhã especial com uma oração de agradecimento pelo pão de cada dia. E o mais importante, convide Jesus Cristo para participar deste dia com você. Peça para que Ele entre em seu coração, em sua casa, em sua família e receba dEle todo o amor de Deus.

A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém.

Oração:
Senhor Jesus, eu peço o seu amor e perdão. Abro o meu coração para que a sua vida venha me revestir de salvação. Eu te recebo como meu Deus e Senhor e agradeço por me substituir naquela cruz há mais de dois mil anos atrás. Eu recebo o presente da sua salvação neste dia e lhe presenteio com minha vida em teu altar. Amém.

Pr. Carlos Garcia Costa
(Carlos Garcia Costa é pastor na Igreja Batista Eterna Graça e responsável pelo Ministério Urro do Leão. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Site: www.urrodoleao.com.br)